ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 59-1


Poster (Painel)
59-1ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE BACTÉRIAS AERÓBIAS FORMADORAS DE ENDÓSPOROS PERTENCENTES AOS GÊNEROS BACILLUS E PAENIBACILLUS PRESENTES EM SOLOS DA BAÍA DO ALMIRANTADO, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA
Autores:Ramos, L.R. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vollú, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Jurelevicius, D. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Rosado, A. S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Peixoto, R. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A Antártica é conhecida pelas suas condições ambientais extremas e, por isso, acredita-se que as bactérias que tenham a capacidade de sobreviver por longos períodos e em condições adversas sejam mais bem adaptadas que as demais. As bactérias aeróbias e formadoras de endósporos apresentam essas características, porém pouco se conhece sobre a presença dessas bactérias nesses ambientes extremos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a diversidade das bactérias aeróbias formadoras de endósporos pertencentes aos gêneros Bacillus e Paenibacillus em onze solos da Ilha Rei George, Antártica (Amarelo, Copacabana, Demay Point, Geleira Domeiko, Ipanema, Hennequin, Macchu Pichu, Pinguineira, Praia Smok, Punta Plaza e Vale Ulman) através de técnicas independentes de cultivo (PCR, eletroforese em gel de gradiente desnaturante - DGGE e construção de bibliotecas de clones). A partir das amostras de cada solo analisado, o DNA genômico foi extraído e amplificado por PCR utilizando-se iniciadores universais para o gene rrs (comunidade bacteriana total) e iniciadores específicos para os gêneros Bacillus e Paenibacillus. Os produtos de PCR foram utilizados para a DGGE e os perfis de bandas gerados mostraram-se diferentes entre os onze solos estudados em cada um dos géis (comunidade bacteriana total, Bacillus e Paenibacillus). Vinte e seis bandas foram extraídas dos géis de DGGE onde os iniciadores gênero-específicos foram usados e estas foram posteriormente sequenciadas. As sequências obtidas mostraram-se similares aos gêneros: Bacillus, Paenibacillus e gêneros correlatos como Sporosarcina e Paenisporosarcina. Foram ainda realizadas análises multivariadas para verificar a influência de fatores abióticos sobre a estrutura das comunidades avaliadas em cada solo. Foi observado que houve uma distribuição estocástica dos onze solos estudados, sugerindo que os fatores abióticos não influenciaram de maneira significativa a comunidade bacteriana total. Já a distribuição do gênero Bacillus foi influenciada pelos teores de potássio e carbono e pelos níveis de argila e silte; enquanto a distribuição do gênero Paenibacillus foi influenciada pelo pH e pelos níveis de areia, silte, argila e potássio encontrados nos diferentes solos. Para corroborar os dados obtidos, estão sendo construídas bibliotecas de clones de cada solo estudado com os produtos de PCR obtidos utilizando-se iniciadores para os gêneros Bacillus e Paenibacillus.


Palavras-chave:  Antártica, Bacillus, Paenibacillus, Formadores de endósporos